Paulo de Sousa Oliveira Jr.

Sócio Diretor


Engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), tem longa experiência em gestão de empresas e no setor financeiro.

Ocupou o cargo de Diretor Geral da BRAiN – Brasil Investimentos & Negócios – e a função de Diretor Executivo da BM&FBOVESPA, sendo responsável pelas diretorias de Fomento e Desenvolvimento, Internacional, Relações com Empresas, Relações Institucionais e de Comunicação e Mídia.

Entre 2000 e 2008, Oliveira, foi sócio diretor da ProFinancial/ProBusiness, consultoria especializada em reposicionamento estratégico de empresas de grande porte. Nesse período, idealizou, estruturou e supervisionou a implantação do PQO – Programa de Qualificação Operacional na BM&F, preparando a indústria de corretagem para um ambiente de competição internacional e de uma Bolsa desmutualizada.

Foi Diretor de Tesouraria do Bank of New York/Credibanco entre agosto de 1995 e abril de 2000, respondendo pelas mesas de operação de Renda Fixa, Câmbio e Derivativos, e pela gestão do Hedge Book do banco. Responsável ainda pela venda técnica dos produtos financeiros de alta complexidade e pelo funding das operações de crédito.

No BFB/Crédit Lyonnais, entre julho de 1986 e julho de 1995, desempenhou diferentes funções desde operador de Mesa – ouro, câmbio e derivativos – a Gerente de Divisão. Também foi responsável pela área técnica da tesouraria.

Durante sua carreira profissional, Oliveira participou de diferentes associações. Presidiu, por sete anos, a Câmara de Ativos Financeiros da BM&F. Na Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), foi vice-presidente do Comitê de Mercados. É membro fundador da – Câmara para Assuntos de Administração de Risco e foi membro do Comitê de Análise de Risco da Associação Brasileira de Bancos (ABBC).



Voltar