O canal Ética & Você é um serviço de comunicação independente e seguro, em que é possível relatar ações e condutas que não estão em conformidade com o Código de Ética e Conduta da Companhia, bem como leis e regulamentos em vigor. Pode-se comunicar, por exemplo, preocupações ou a ocorrência de desvios de comportamento de pessoas relacionadas a empresa, inclusive agentes e fornecedores. As informações são recebidas pela Iaux Brasil, empresa independente e especializada, que, após tratamento inicial, encaminha o relato para análise do Comitê de Ética da organização. Isso assegura o profissionalismo, o sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação registrada.

Antes de registrar um relato, é importante navegar pelo site e conhecer suas características e o seu funcionamento. Tendo certeza e segurança pessoal sobre o registro que pretende realizar, acesse a aba “Registrar denúncia”, preencha o formulário correspondente e, caso prefira, anexe fotos, documentos ou outros arquivos. Após o envio de seu relato, você receberá um número de protocolo: guarde-o para acompanhar a denúncia e, até mesmo, para oferecer mais informações posteriormente. O IP do equipamento que registrou o relato jamais será identificado.

Se preferir, você poderá entrar em contato por telefone e conversar com um representante da Iaux Brasil pelo número 0800 878 9037, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 20h00. O número do telefone que originou a ligação também jamais será identificado.

Violações ao Código de Ética e Conduta da organização, tais como:

assédio moral;
assédio sexual;
conduta inadequada;
conflito de interesses;
descumprimento de políticas e normas da organização;
discriminação/preconceito;
fraude;
furto/roubo;
quebra de sigilo ou da segurança de informações.
outras situações.
Preciso me identificar?

Se você optou pelo anonimato, não há nenhuma possibilidade de identificação, pois não são gravados dados no nosso sistema, como IP do computador que originou o relato, por exemplo. Importante alertar que, ao registrar um incidente, você não deve comentar isto com ninguém, nem mesmo com quem lhe parece ser muito confiável. Este é um cuidado a mais para garantir que sua identidade não seja revelada pois, você evitará os riscos de comentários entre amigos.


Caso eu me identifique, quem terá acesso a minha identidade?

Se você optou por se identificar em um relato, o acesso ao seu nome será exclusivo aos gestores integrantes do Comitê de Ética do canal, que poderão entrar em contato para obter mais informações e esclarecer dúvidas, tornando o processo de análise mais rico e com possibilidades de um parecer adequado mais confiável. A divulgação de sua identidade para pessoas que não façam parte desse grupo só ocorrerá se for extremamente necessário e somente após sua autorização. Sem ela, o acesso à sua identificação permanecerá restrito ao grupo mencionado.

Para facilitar a análise da situação que você está relatando, é importante observar e passar o maior número de detalhes possível. Informe sempre de maneira clara e detalhada: o fato; os envolvidos e suas áreas correlatas; data, local e periodicidade do fato. É importante que você utilize nomes próprios em lugar de “ele” ou “ela”. Caso deseje e tenha em seu poder, envie fotos, documentos, conversas ou outros arquivos que possam se somar ao seu relato, possibilitando um tratamento mais adequado à denúncia, devido às evidências.


Saiba mais sobre o processo de denúncia na aba ‘Entenda o fluxo de denúncia’.

São consideradas denúncias concretas os relatos consistentes, detalhados e que atendam aos requisitos de narrativa, especialmente com a descrição precisa da suposta violação e a identificação do agente, sempre acompanhada de todas as provas que você possui a respeito. Os relatos que não atenderem aos pressupostos descritos e que, consequentemente, não permitirem a adequada identificação dos fatos e/ou do agente, ou não apresentarem nenhum elemento de prova, poderão ser rejeitados.

Não são consideradas denúncias:

i) alegações relativas a erros repetidos ou comportamentos ocasionais percebidos como impróprios. Exemplo: “Acho que alguém foi ofensivo comigo naquela vez...”. Estes temas são tratados pelo RH sempre que houver desconforto envolvendo gestores;

ii) alegações sobre expectativas relativas à situação profissional ou percepções de injustiça laboral. Exemplo: “Eu deveria ter sido promovido e não aconteceu; não entendo porque aquela pessoa foi promovida/demitida”. Nestes casos, o colaborador deve se dirigir ao seu gestor direto ou diretor da área. Não sendo possível, trate com o RH.

iii) alegações ou críticas a colegas e chefia de caráter pessoal ou infundado. Exemplo: “A pessoa não é simpática; aquela pessoa trabalha pouco; meu chefe não gosta de mim”.

O colaborador da Finch, Mandaliti e JBM Advogados que acredita ter uma queixa ou denúncia válida tem autonomia para decidir por qual meio prefere endereçar suas preocupações ou apresentar suas alegações, de forma confidencial para:


i. Canal on-line de denúncias: www.canalintegro.com.br/eticaevoce
ii. E-mail: [email protected]

Caso queira, o colaborador pode optar por compartilhar suas preocupações de acordo com o fluxo abaixo, preferencialmente na seguinte ordem:

I. O gestor imediato.
II. O diretor da área caso haja conflito de interesses com o gestor imediato.
III. O RH (Área de Recursos Humanos)

Caso o colaborador optar em, voluntariamente, compartilhar uma denúncia com seu gestor, diretor ou RH, estes deverão reportar a informação para o Comitê de Ética (e-mail: [email protected])

Os casos averiguados e com procedência identificada dos fatos relatados serão tratados pelo Comitê de Ética que tomará as decisões e os encaminhamentos cabíveis.

 

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