Seja bem-vindo ao Compliance Helpline!

Neste espaço você pode, de forma segura e responsável, compartilhar
suas preocupações, relatar comportamentos inapropriados
ou violações ao Código de Conduta do Laboratório Teuto.

Relate problemas, preocupações, comportamentos inapropriados ou violações
por meio da ferramenta de relato pela web ou da linha telefônica do Helpline.

Dúvidas Frequentes

Existe alguma possibilidade de eu ser identificado ao fazer uma denúncia neste canal?

Se você optou pelo anonimato, não há nenhuma possibilidade de identificação, pois não são gravados dados como IP do computador que originou o relato.
Importante alertar que, ao fazer denúncias, você não deve comentar isto com ninguém, nem com aquele que lhe parece ser muito confiável. Este é um cuidado adicional muito importante que busca garantir que sua identidade não seja revelada, pois você não assumirá riscos, não possibilitando, por exemplo, comentários entre amigos.

Caso eu me identifique, quem terá acesso à minha identidade?

Se você optou por se identificar em um relato, o acesso ao seu nome será restrito aos membros do Comitê de Ética que poderão entrar em contato com você para obter mais informações e esclarecer dúvidas, tornando o processo de análise mais rico e com possibilidades de um parecer adequado mais confiável.
A divulgação de sua identidade para pessoas que não façam parte deste grupo só ocorrerá se for extremamente necessário, as quais também assumirão o compromisso com relação à confidencialidade. Se a divulgação para pessoas fora do Comitê de Ética não for necessária, o acesso a sua identificação permanecerá restrito ao Comitê.

Por que o canal não é gerenciado pelo próprio Laboratório Teuto?

As denúncias feitas pela web ou pelo telefone 0800 580 0201, são registradas pela Iaux Brasil, uma empresa independente e especializada, contratada para executar esta atividade.

Por que não é o próprio Laboratório Teuto quem recebe os relatos feitos inicialmente?

A terceirização do serviço de registro anônimo de informações, mediante a contratação da Iaux Brasil, demonstra que o Laboratório Teuto está realmente preocupado com a instauração de um ambiente que promova e estimule a honestidade e o comportamento ético de todos os seus colaboradores, em todos os níveis hierárquicos.
Os resultados obtidos por ouvidorias externas são incomparavelmente melhores aos obtidos por ouvidorias internas, constituídas por colaboradores da própria organização. As razões para essa maior eficiência são diversas. Se desejar saber mais sobre estas vantagens, clique aqui.

Posso sofrer represálias por ter feito uma denúncia de boa fé?

O Laboratório garante por meio de suas políticas internas que nenhum empregado será dispensado, rebaixado, suspenso, ameaçado, perseguido, intimidado, coagido ou retaliado de qualquer outra forma, como resultado de uma reclamação de boa-fé ou por sua colaboração no tratamento ou investigação de uma reclamação de boa-fé, quando o Código de Conduta, políticas, procedimentos, ou lei aplicável, regra ou regulamentação tenha sido violada.

Por que eu devo denunciar?

Um desvio de conduta pode afetar o clima no ambiente organizacional, a motivação, a produtividade, a qualidade dos serviços, a imagem do Laboratório Teuto, os resultados financeiros e, por fim, a capacidade empresarial em gerar emprego e renda.

Vão me rotular como dedo duro se eu fizer uma denúncia?

É importante reforçar que, caso decida fazer uma denúncia, você jamais deverá comentar sobre sua decisão com ninguém, nem com os colegas mais próximos.

Quantas vezes devo denunciar uma mesma ocorrência?

Se for realizar uma denúncia sobre uma situação real ou potencial, faça-o apenas uma vez. Fazer vários registros no Canal não dará mais crédito para a ocorrência, pelo contrário, traz custos de processamento de dados para o Laboratório Teuto, perda de tempo na análise e demora na conclusão das investigações.