Bem-vindo ao Canal de Denúncia da paySmart e Issuer

Neste Canal você pode, de forma responsável e segura, esclarecer dúvidas, oferecer ideias e relatar violações ao Código de Ética e Conduta da empresa.


Dúvidas frequentes

Existe alguma possibilidade de eu ser identificado ao fazer uma denúncia neste canal?

Se você optou pelo anonimato, não há nenhuma possibilidade de identificação, pois não são gravados dados como IP do computador que originou o relato. Importante alertar que, ao fazer denúncias, você deve evitar comentar, mesmo com aqueles que lhe parecem confiáveis. Este é um cuidado a mais para garantir que sua identidade não seja revelada.

Caso eu me identifique, quem terá acesso à minha identidade?

Se você optou por se identificar em um relato, o acesso ao seu nome será restrito ao Comitê de Ética. Os membros do Comitê poderão entrar em contato com você para obter mais informações e esclarecer dúvidas, tornando o processo de análise mais rico e com possibilidades de um parecer adequado mais confiável.

A divulgação de sua identidade para pessoas que não façam parte desse grupo só ocorrerá se for extremamente necessário e somente após sua autorização. Sem ela, o acesso a sua identificação permanecerá restrito ao grupo mencionado anteriormente.

Por que o canal não é gerenciado pela própria paySmart ou Issuer?

A empresa optou por um canal externo pensando sempre na segurança dos denunciantes quanto à credibilidade, imparcialidade e transparência. As denúncias feitas pela web são registradas pela Iaux Brasil, uma empresa independente e especializada, contratada para executar essa atividade.

Por que não é a própria empresa quem recebe os relatos feitos inicialmente?

A terceirização do serviço de registro anônimo de informações, mediante a contratação da Iaux Brasil, demonstra que a paySmart e a Issuer estão realmente preocupadas com a instauração de um ambiente que promova e estimule a honestidade e o comportamento ético de todos os seus colaboradores, em todos os níveis hierárquicos. Os resultados obtidos por canais de denúncias independentes são incomparavelmente melhores aos obtidos por canais internos. As razões para essa maior eficiência são diversas.

Posso sofrer represálias por ter feito uma denúncia de boa-fé?

A paySmart e Issuer coíbe ação retaliatória contra o colaborador que indicar uma preocupação legítima ou questões referentes ao descumprimento do Código de Conduta, procedimentos internos e legislações vigentes.

Por que eu devo denunciar?

Um desvio de conduta pode afetar o clima no ambiente organizacional, a motivação, a produtividade, a qualidade dos serviços, a imagem da instituição, os resultados financeiros e, por fim, a capacidade empresarial em gerar emprego e renda.

Vão me rotular como dedo-duro se eu fizer uma denúncia?

É importante reforçar que, caso decida fazer uma denúncia, você jamais deverá comentar sobre sua decisão com ninguém, nem com os colegas mais próximos.

Quantas vezes devo denunciar uma mesma ocorrência?

Se for realizar uma denúncia sobre uma situação real ou potencial, faça-o apenas uma vez. Fazer vários registros no Canal não dará mais crédito para a ocorrência. Pelo contrário! Traz custos de processamento de dados para a empresa, perda de tempo na análise e demora na conclusão das investigações.