Caso eu me identifique, quem terá acesso à minha identidade?

Se você optou por se identificar em um relato, o acesso ao seu nome será exclusivo apenas ao Comitê de Ética do Sistema Firjan, que poderá entrar em contato com você por meio deste canal para obter mais informações e esclarecer dúvidas, tornando o processo de análise mais abrangente e confiável.

Existe alguma possibilidade de eu ser identificado ao fazer uma denúncia neste Canal?

Se você optou pelo anonimato, não há nenhuma possibilidade de identificação, pois não são gravados dados como IP do computador que originou o relato ou o número de telefone que efetuou a ligação para o 0800 do Canal. É recomendável que, ao fazer denúncia, você não comente sobre ela com ninguém, nem com quem lhe parece ser muito confiável. Assim, você reduz qualquer risco de ter sua identidade exposta e contribui para que a apuração ocorra de forma segura e imparcial.

Por que eu devo denunciar?

Um desvio de conduta pode afetar o clima organizacional, a motivação, a produtividade, a qualidade dos produtos e prestação dos serviços, a imagem da empresa, os resultados financeiros e, por fim, a capacidade empresarial em gerar emprego e renda, sujeitando as entidades do Sistema Firjan a consequências financeiras e reputacionais perante os diversos órgãos de controle aos quais se encontra vinculada. 

Somos todos responsáveis pela promoção de um ambiente ético, justo, íntegro e transparente, por meio dos nossos comportamentos diários, no exercício das nossas atividades e nas relações internas e externas.

A comunicação de um desvio de conduta é um dever legal, pois temos o dever de cumprir as políticas e normas da empresa. Além disso, é também um dever moral, pois contribuirá com a prevenção e tratamento de situações que podem trazer riscos para a empresa e para aqueles que com ela se relacionam.

Por que não é o próprio Sistema Firjan quem recebe os relatos feitos inicialmente?

Para assegurar a confidencialidade da identidade do denunciante e garantir que os relatos sejam analisados de forma sigilosa, sem acesso de pessoas não autorizadas, o Canal de Denúncias do Sistema Firjan é administrado pela Iaux Brasil, empresa independente e especializada.

Essa gestão terceirizada reforça o compromisso do Sistema Firjan com um ambiente ético, justo, íntegro e transparente com todos aqueles que se relacionam com a empresa, estimulando práticas responsáveis em todos os níveis da organização.

Posso ficar malvisto se eu fizer uma denúncia?

Não. Denunciar é um ato de responsabilidade e demonstra compromisso com a integridade do Sistema Firjan.

Reforçamos que a confidencialidade é fundamental: por isso, não compartilhe sua decisão com terceiros, mesmo que sejam colegas de confiança.

Posso sofrer alguma consequência por ter feito uma denúncia de boa-fé?

O Sistema Firjan proíbe retaliação contra qualquer pessoa que, de boa-fé, manifeste uma preocupação legítima, denuncie ou participe na apuração de uma suspeita de violação às leis, normas internas e/ou ao Código de Conduta Ética do Sistema Firjan, ainda que a denúncia se revele improcedente ao final da sua apuração.

Denunciantes de boa-fé sempre serão protegidos pela empresa de qualquer represália ou consequência negativa. Eventuais atos de retaliação não serão tolerados e colaboradores com comportamento de retaliação estarão sujeitos a medidas disciplinares.

Qualquer denunciante que acredite ter sofrido retaliação deve informar imediatamente a situação por meio deste Canal. Se identificada a procedência dos fatos, as medidas cabíveis serão adotadas para pôr fim à tal retaliação.

Quantas vezes devo denunciar uma mesma ocorrência?

As denúncias devem ser registradas uma única vez por ocorrência. Registros repetidos não aumentam a credibilidade do relato e podem gerar retrabalho, atrasando a conclusão da análise.

Quem pode utilizar esse canal?

O uso do Canal deve ser feito, sempre de boa-fé, por todos aqueles que tiverem conhecimento de um incidente ou suspeitem de desvio de conduta que viole princípios éticos, leis, normas internas e/ou ao Código de Conduta Ética do Sistema Firjan. Isso quer dizer que colaboradores, tanto fixos como temporários, independentemente de seu cargo e sua função, ex-colaboradores, prestadores de serviços, clientes, enfim, todo aquele que, de alguma forma, se relaciona com o Sistema Firjan, pode utilizar este Canal para denunciar condutas praticadas por seus colaboradores.

Quem recebe as denúncias feitas neste canal?

Tanto as denúncias feitas pela web quanto as realizadas por telefone, são registradas pela Iaux Brasil, uma empresa independente e especializada, contratada, para executar esta atividade.

Após análise preliminar da Iaux Brasil, o registro é encaminhado para análise do Comitê de Ética do Sistema Firjan. Este encaminhamento é feito de forma segura dentro do sistema, sem que haja qualquer acesso de pessoas não autorizadas, incluindo aquelas mencionadas na denúncia.

Se eu perder o número de protocolo fornecido, consigo recuperá-lo?

Não. Mesmo que você tenha se identificado, não é possível recuperar o número de protocolo. Isso acontece porque, para garantir anonimato e sigilo, não registramos dados técnicos como o IP do computador ou o número de telefone da ligação. Sem essas informações, não há como confirmar sua identidade. Assim, em caso de perda, será necessário registrar um novo relato. Guarde sempre o protocolo em local seguro.