Bem-vindo ao Canal de Denúncias do Grupo Plural


Neste Canal, você pode, de forma responsável e segura, compartilhar conosco suas preocupações, esclarecer dúvidas, oferecer ideias e relatar violações ao Código de Ética e Conduta da empresa.

Dúvidas Frequentes (FAQ)

Há a possibilidade de eu ser identificado(a) sem autorização ao fazer uma denúncia por meio desse canal?

Caso você tenha selecionado a opção de anonimato, não existe nenhuma chance de identificação, pois nem mesmo são gravados dados como IP do computador que originou o relato (tornando impossível seu rastreamento). Porém, é importante ressaltar que, ao optar por fazer denúncias, é preferível que você não comente isso com ninguém, nem mesmo com quem lhe parece ser muito confiável. Trata-se de um cuidado extra para proteger sua identidade e evitar que ela seja revelada.

Caso eu me identifique, quem terá acesso à minha identidade?

Se você escolheu se identificar em algum relato, o acesso ao seu nome será restrito aos gestores do canal, que poderão entrar em contato para obtenção de mais informações a respeito do registro e/ou esclarecer dúvidas. Tudo isso torna o processo ainda mais preciso e minimiza a chance de enganos ou ruídos de comunicação. A divulgação de sua identidade para pessoas que não façam parte desse grupo só ocorrerá se for extremamente necessária e somente após sua autorização.

Por que não é a própria Companhia que recebe as denúncias feitas inicialmente?

Ao terceirizar o serviço de registro anônimo de informações, contratando a empresa Iaux, o Grupo Plural demonstra que de fato está preocupado com a instauração de um ambiente de trabalho e práticas que promovam o comportamento ético de todos, o que contribui para o sucesso da empresa e também para a realização individual de cada funcionário. Além disso, pesquisas e estudos na área de Recursos Humanos mostram que os resultados obtidos por ouvidorias externas são potencialmente melhores que os de ouvidorias internas.

É possível que eu sofra represálias por fazer denúncias de boa fé?

O próprio Grupo Plural coíbe e repudia qualquer ação retaliatória contra o(a) profissional que indica uma preocupação legítima ou questões referentes ao descumprimento do Código de Ética e Conduta, procedimentos internos e legislações vigentes.

Por qual motivo eu devo denunciar?

Um desvio de conduta pode afetar o clima no ambiente organizacional, a motivação, a produtividade, a qualidade dos produtos, a imagem da instituição, os resultados financeiros e, por fim, a capacidade empresarial em gerar emprego e renda. Portanto, denunciar um desvio de conduta, além de ser um dever moral e legal, é uma colaboração com a Companhia para evitar efeitos nocivos sobre a sua governança corporativa e imagem organizacional.

Posso ser rotulado como “dedo duro” se eu fizer uma denúncia?

É importante reforçar que, caso decida fazer uma denúncia, você jamais deverá comentar sobre sua decisão com ninguém, nem mesmo com os colegas mais próximos.

Quantas vezes devo denunciar uma mesma ocorrência?

Caso você realize alguma denúncia sobre uma situação real ou potencial, faça-o apenas uma vez. Fazer vários registros no Canal não dará mais crédito para a ocorrência. Pelo contrário! Trará custos de processamento de dados para a Companhia.